Gerenciar um negócio nunca foi e não é fácil, alcançar resultados e bater as metas de forma consistente são um desafio e é aí que a gestão de resultados entra, se liga nestas dicas para te ajudar a avançar na gestão do seu negócio.
Como explicar o fato de algumas empresas crescerem (e muito)e outra nem tanto independente da época?
Vem comigo que te explico tim tim por tim tim como sair na frente da concorrência!
O primeiro questionamento é em relação a sua empresa: Você tem um política e modelo de gestão de resultados no seu negócio? Ela é baseada em que?
Do fundo do coração espero que sua resposta seja Sim! Baseada em números do processo e métricas estabelecidas.
Se não, meu amigo, os resultados não devem ser dos melhores no seu negócio. Mas pode ficar calmo que a Weedu tá aqui para te ajudar. Olha aí como:
Todo negócio requer atenção em alguns pontos.
Nesse artigo vou te contar quais e como se basear neles para aprimorar a gestão de resultados da sua empresa e usá-la para sair na frente da concorrência.
- Sazonalidade do seu negócio
- Objetivo maior da sua empresa
- Premissas e pilares do seu negócio
- Sua gestão
- Sua flexibilidade e adaptabilidade
Entenda sua sazonalidade
Sazonalidade. Segundo nosso querido Aurélio (hoje em dia quase ninguém sabe mais o que é isso, é um dicionário se você for mais novo), é aquilo que é temporário: que varia de acordo com a época em começo, meio e fim.
Palavrinha chata que está presente no cotidiano menos do que a gente gostaria.
Sabe porque? Essa poderosa pode te dizer muito sobre seu mercado e como se comportar diante dele.
Como?
Cada negócio possui uma sazonalidade diferente, ou seja, uma período com maior aquecimento do mercado e um período com menor. (Por menor que seja essa diferença, ela existe).
Pensando na sua empresa, quais são os melhores meses para venda? E os “piores”?
Obs.: Essa afirmação deve ser baseada em DADOS COLETADOS e não no que você acha, hein patrão!
Porque é importante saber isso?
Com essas informações você já sai na frente da concorrência entendendo o comportamento do mercado.
Se sua sazonalidade é melhor no primeiro semestre do ano, a preparação de estoque, ciclo financeiro e caixa deve ser iniciada em algum momento antes do final do ano anterior, para que não haja surpresas desagradáveis como falta de produtos, atraso de fornecedores ou falta de caixa para bancar investimentos, não é mesmo?
O mesmo acontece quando sua sazonalidade indica uma baixa nas vendas: é preciso estar com o caixa preparado para segurar as pontas nesse momento, reduzir os estoques, e – dependendo do negócio – promover ações que reaqueçam as vendas naquele período.
Seu negócio se baseia nessa premissa e reage de acordo com o comportamento do seu mercado?
Se sim, você brilhou e pode passar para o próximo tópico.
Se não, pode ser que você precise de ajuda com o seu modelo de gestão de resultados, mas tenho uma boa notícia, nós conseguimos te ajudar, só clicar aqui.
Seja orientado para resultados
Se você quer atingir resultados, sua empresa deve ser orientada para resultados não é mesmo?!
Isso é muito óbvio, não é? Mas na prática, não é o que parece.
Para quais resultados seu negócio é orientado? Qual o objetivo da sua empresa?
Quanto mais melhor?
Espero que não, meu campeão.
É assim que pensa seu concorrente.
É preciso ter um norte que guie sua empresa para alcançar resultados possíveis e estabelecidos.
Ser orientado para resultado significa focar TODAS suas ações em algo que gera impacto no fluxo de valor. O que não gera, não é prioridade.
Um fator essencial para ser orientado para resultados é conhecer seu processo e seu fluxo de valor.
Se você conhece esse fluxo e sabe qual o objetivo maior da sua empresa segue para o próximo tópico que você está avançando com a sua gestão de resultados.
Não tome verdades absolutas para seu negócio
Se você chegou aqui de primeira, parabéns! Você está fazendo uma ótima gestão do seu negócio.
E quer continuar assim, certo?
Para isso, questione todas as premissas que tomam como verdades absolutas na sua empresa.
Por exemplo, tempo de pagamento ao fornecedor, tempo de entrega, capacidade produtiva da sua planta, até mesmo o preço pago de aluguel em um estabelecimento.
Já estressou a planta para saber se ela produz mais ou apenas assumiu aquela capacidade como verdade absoluta?
Já negociou com o fornecedor tempo de entrega e pagamento ou assumiu prazos e valores como verdades absolutas?
Se você já testou as possibilidades do seu negócio e já questionou aquelas verdades e afirmações do negócio, então show de bola patrão, só avançar para a próxima dica, a gestão de resultados da sua empresa já está em outro nível!
Tenha uma gestão de resultados baseada em métricas
Você está quase lá. Pronto para ser um gestor preparado e atento aos principais pontos do seu negócio?
Esse passo é o de maior importância desse artigo. Sem dúvidas, ele é o pilar para sua o modelo de gestão de resultados da sua empresa sair na frente da concorrência.
Como saber se seu negócio gera resultado sem medir e acompanhá-los ao longo do tempo?
Métricas são importantes para entender o que está acontecendo na sua empresa. Como manda o figurino, o ideal é:
- Estabelecer Metas
- Traçar plano de ação
- Acompanhar os resultados do processo
- Agir para corrigir resultados ruins
Se você utiliza essa metodologia, parabéns! Avance para o próximo tópico e ganhe o título de gestor FERA!
Seja adepto a mudanças. Ouse!
“Em time que tá ganhando não se mexe!!”
O que você acha dessa afirmação?
Se você respondeu “Concordo”, volte 4 casas e releia o texto – principalmente o tópico 2 – com criticidade.
Se você não concorda, parabéns!! Você é um cara que está acompanhando as tendências do mercado de lideranças de resultado!
Toda mudança que mostre ganhos é aceitável. Por melhor que estejam seus resultados.
Pensando nisso, esteja aberto a sugestões de melhoria de seus funcionários, e – melhor – crie uma cultura em que eles se sintam à vontade para propiciar essa melhoria no processo e, consequentemente, nos resultados.
“O segredo da mudança é concentrar toda a sua energia, não na luta contra o velho, mas na construção do novo.” – Sócrates
Esse texto teve algumas dicas importantes que ajudam a melhorar a gestão da sua empresa pra você sair na frente da concorrência. Claro que existem muitas coisas para conversamos sobre isso, concorda?
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Até a próxima patrão,