4 dicas práticas para eliminar problemas repetitivos de uma vez por todas

Eliminando Problemas

“De novo?” Essa pergunta provavelmente passa por sua cabeça algumas vezes todos os dias da semana, seja em função de eventos relatados pela equipe, seja a partir da identificação de “probleminhas” por você mesmo na gestão da empresa. Na verdade ela traduz um questionamento maior, referente a qual a melhor forma de eliminar problemas na sua empresa, não é mesmo?

É preciso ter em mente que toda empresa enfrenta problemas todos os dias. O que torna uma empresa mais bem sucedida que outras é o tipo de problema enfrentado: naquelas de maior sucesso, os problemas são mais complexos, porque os problemas mais simples, do dia a dia, foram solucionados em definitivo ou estão sob controle. Neste artigo vamos discutir algumas formas de controlar e eliminar problemas no seu negócio.

O que é problema

De acordo com Vicente Falconi, o problema é todo resultado indesejado. Dessa forma, no dia a dia da empresa, um resultado pior do que o esperado é um problema, assim como uma meta não alcançada é um problema.

Um problema existe a partir do momento em que classificamos a situação presente como insatisfatória. Como exemplo, podem ser chamados de problema o excesso de gastos da empresa, um montante de vendas abaixo do necessário, o atraso na entrega de um produto, uma avaliação negativa atribuída por um cliente ou um acidente envolvendo a equipe da empresa, para citar apenas alguns.

A identificação de situações indesejadas implica na necessidade de o empreendedor focar boa parte de seu tempo em apenas uma coisa: eliminar problemas. O primeiro passo para se controlar rapidamente um problema é implantar controles, o que é feito através de indicadores e de uma rotina de gerenciamento dos resultados diários.

Por que os problemas ocorrem?

Assim como todo resultado é fruto de um processo, um resultado indesejado é fruto de uma ocorrência indesejada no processo. Chamamos esta ocorrência de Causa Fundamental, ou seja, a causa que deu origem ao resultado indesejado. 

A existência de fatores que prejudicam o resultado nas diversas etapas de um processo produtivo ou nas etapas de vendas ou mesmo na prestação de serviço, predispõe o processo para a ocorrência de anomalias e contribui para aumentar o risco de atrasos, custos elevados, perda de vendas e até acidentes. Portanto, o objetivo de toda empresa deve ser a busca incessante de causas fundamentais, com o objetivo de eliminar problemas e alcançar bons resultados.

Por que os problemas se repetem tanto?

De acordo com o método PDCA, alguns fatores contribuem para uma frequência elevada de problemas. Dentre os principais, destacam-se:

1- A inexistência de um processo formalizado, que identifique as diversas etapas pelas quais um produto precisa passar ou para a execução de um serviço. Sua equipe conhece de forma clara e detalhada os processos que segue? Caso não conheça, é fundamental estruturar os fluxos prioritários e treinar a equipe em sua execução. São estes processos que viabilizam a entrega em nível constante de qualidade, custo e prazo, ou seja, a rotina do dia a dia de sua empresa.

2- A falta de definição de responsáveis. Com os processos formalizados, todas as etapas têm um responsável definido? É preciso atribuir a execução de cada etapa a apenas UM responsável. Caso contrário, é mais que a etapa não seja executada;

3- A inexistência de Procedimentos. Com processos e responsabilidades bem definidos, cada membro da equipe conhece os resultados esperados, as ferramentas e as atividades necessárias em cada etapa sob sua responsabilidade? Em outras palavras, a equipe conhece os procedimentos operacionais padrão (POP) sob sua responsabilidade? É preciso que não só conheçam, mas também sejam treinados na execução destes padrões. Caso contrário, há grande risco de variabilidade na execução das etapas do processo e onde há variabilidade, há problemas e é preciso eliminar problemas;

4- A falta de definição de metas. Por último, cada Procedimento Operacional Padrão especifica o resultado que precisa ser alcançado? E este resultado está alinhado com as metas de custo, prazo, qualidade e venda de sua empresa? Parece difícil, mas pense o seguinte: uma determinada peça fabricada não pode ter um custo maior ou menor que outra peça igual a ela, em função de uso maior ou menor de matéria prima. Uma situação como essa prejudica a previsibilidade do processo e também compromete o custo total da empresa. Portanto, é preciso definir metas, desde as metas estratégicas (Lucro Total, Receita Total, Custo Total) até as metas padrão, que precisam ser alcançadas no nível operacional e viabilizam as metas estratégicas. 

Em geral, todo resultado indesejado tem origem em um destes pontos, mas outros fatores podem contribuir, como a inexistência de controles, problemas de maquinário, a falta de método na condução dos trabalhos, o ambiente inadequado ao trabalho e mesmo problemas com a matéria prima ou insumos, para enumerar alguns.

Para eliminar problemas de forma definitiva, é preciso foco, o que pode ser alcançado com o apoio da equipe e com método em gestão. O apoio de uma empresa de consultoria, além de identificar a forma mais adequada de implantar o método em sua empresa, contribui para que o resultado seja alcançado mais rápido, gerando economia de tempo e dinheiro. O conhecimento do método e as múltiplas experiências adquiridas com sua aplicação em outros contextos certamente vão agregar à sua forma de gestão e aos seus resultados. 

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