Se falando em alta performance de equipe, utilizamos internamente um bordão, “uma empresa é do tamanho dos seus colaboradores”, nosso objetivo com isso é deixar claro que sem uma equipe de alta performance a empresa não consegue ótimos resultados
Neste artigo mostramos 7 dicas que vão fazer com que a sua equipe seja uma equipe de alta performance e consiga ótimos resultados para o seu negócio.
1 – Liderança para uma equipe de alta performance
Meio que é um padrão se falar sobre liderança nas rodas de discussão sobre alta performance, mas o que temos observado é pouca coisa prática sendo dita a respeito.
A liderança além de passar por aspectos motivacionais para manter a energia do time no alto, passa também pelo alinhamento, exemplo, transparência e cobrança.
Como são itens que fazem parte da liderança e são imprescindíveis para uma equipe de alta performance, vamos tratar cada um de forma isolada no texto.
Em linhas gerais, o líder além de ser inspirador e dar o exemplo, precisa ser claro a respeito do que deve ser feito, como deve ser feito e cobrar por esse resultado de forma igualitária.
2 – Alinhamento
Uma equipe deve estar sempre alinhada com o seu líder e com os objetivos da sua empresa, é imprescindível que o time entenda, para onde a empresa está indo e o papel dele em tudo isso.
Isso deixa claro para os colaboradores o que ele deve entregar no dia a dia.
Caso você como líder não saiba claramente qual a entrega daquele colaborador ou daquele time, ou você precisa entender melhor o seu processo para entender o papel deles no todo ou você não precisa dessa equipe alocada neste processo na empresa.
Todo processo precisa ter uma entrega clara e essa entrega deve ter relação com o resultado da empresa.
Tendo alinhado com o seu time sobre suas entregas no dia a dia é importante que tenham alinhamentos constantes em caso de mudanças e transparência nas decisões, isso nos leva para nosso próximo item
3 – Transparência e comunicação
Ser transparente com o seu time é imprescindível para que ele confie e tenha segurança em você e na sua empresa.
Alinhando as entregas e expectativas você já dá um grande passo para isso, agora além desse alinhamento é importante que você mantenha a transparência e a comunicação ativas na equipe.
As coisas não devem ser escondidas do time e o time não deve ser poupado de assuntos relacionados ao seu processo ou que sejam muito importantes para a empresa, é importante que essa via de comunicação esteja constantemente aberta.
Mantendo esse canal ativo constantemente, você evita falhas de comunicação e possíveis ressentimentos ou desentendimentos, se está tudo claro e a comunicação acontece não tem porque ninguém dizer que não sabia que precisava fazer ou que não foi avisado de algo.
4 – Exemplo
Exemplo, essa é uma característica que se esquece por muitas vezes dentro da empresa.
Gostamos de partir da seguinte premissa, se um resultado não é importante para você, porque seria para o seu colaborador?
Se chegar no horário não é importante para você, porque seria para o seu colaborador?
Se montar ações e executá-las dentro do previsto não é importante para você porque seria para o seu colaborador?
E assim vai!
Sendo assim dê o exemplo a respeito do que você cobra do seu time, assim você terá muito mais respeito e admiração da equipe, que vão entender a importância do cumprimento das atividades e premissas, além do alcance das metas.
Agora se a meta não for alcançada, o que fazer?
Cobrar, e é sobre isso que vamos tratar no item seguinte.
5 – Cobrança
Uma empresa que precisa que um resultado seja entregue dentro do previsto e onde o líder tenha alinhado essas premissas e expectativas com o seu time, tem como função cobrar essa equipe desse resultado.
O time deve ser cobrado sobre o atingimento das suas metas e prazos, mas não com brigas e ameaças, mas com discussões estruturadas de porque o resultado não foi alcançado, quais análises o responsável fez sobre o desvio, quais ações serão tomadas para reverter e como ele pode ajudar para que esse resultado aconteça.
Essa estrutura vai ter o suporte do método, mas deve ser uma prioridade na agenda do líder e deve ser de forma ampla discutida e analisada em reunião com o time e em pontos específicos de atenção ser discutida de forma individual com os colaboradores.
Deve ficar claro para o time que isso não é um plus, essas análises e tratativas estão dentro da rotina e das funções dele e devem ser executadas.
Por falar em método vamos ao próximo item
6 – Ter Método
Método é uma sequência de atividades que devem ser cumpridas a fim de se alcançar um resultado.
São tarefas que devem ser cumpridas para que uma análise de qualidade seja feita e um resultado seja alcançado.
Aqui na Weedu e nos nossos clientes utilizamos o PDCA esse método traz uma estrutura de análise para definição de ações robustas e o acompanhamento da execução das mesmas além de alcance dos resultados.
É um método simples mas que serve como base de análises de todos níveis de complexidade.
Dá uma olhada neste video aqui, nele falamos um pouco mais a fundo sobre o método PDCA e entramos no detalhe de cada etapa de sua aplicação!
Com isso chegamos a nossa ultima dica, esse que é imprescindível para manutenção e estabilização dos resultados.
7 – Rotina e Padrão
Rotinas são as atividades que você e o seu time devem executar de forma rotineira (diariamente, semanalmente ou mensalmente) referentes as entregas de gestão ou aos rituais de gestão da sua empresa.
São rotinas como fechar o caixa todos os dias no fim do expediente, conferir o estoque no sistema de 2 em 2 dias, realizar reunião diária de resultado, entre outras.
Essas rotinas são importantes para o dia a dia do negócio e ajudam a estabilizar os resultados e a performance que vem sendo atingida na empresa.
Padrões são documentos que detalham como algumas atividades específicas do seu processo devem ser executadas, eles são definidos para a função operação e em geral para atividades que tem grande impacto no resultado da empresa, e/ou se repetem várias vezes e/ou tem grande nível de dificuldade e risco na sua execução.
Esses padrões são os famosos POP’s e tem grande importância na estabilidade dos resultados dos processos e na performance da sua equipe.
Agora coloque essas dicas em prática e me diz o que você achou!
Se tiver dúvidas, deixe nos comentários ou deixe o seu contato aqui no nosso formulário que um consultor vai entrar em contato com você!
Sucesso e até a próxima!